Show Data
Ilhan Ersahin’s Istanbul Sessions · The Art Ensemble of Chicago
Ilhan Ersahin’s Istanbul Sessions · The Art Ensemble of Chicago
Outono em Jazz
Enlarge
  • M/6
  • The Art Ensemble of Chicago

    Roscoe Mitchell saxofones e flauta

    Don Moye bateria, congas e percussão

    Hugh Ragin trompete, trompete piccolo e fliscorne

    Tomeka Reid violoncelo

    Brett Carson piano

    Silvia Bolognesi contrabaixo

    Junius Paul contrabaixo e objectos

    Dudu Kouaté percussão africana

    Um ensemble fundamental na história do jazz, o mítico Art Ensemble of Chicago desenvolveu-se a partir da visão musical de Roscoe Mitchell e das suas colaborações exploratórias nos anos 60. Completa agora 50 anos e celebra-os em digressão internacional, apresentando-se pela primeira vez na Casa da Música. A sua personalidade vanguardista mantém-se no uso criativo de inúmeros instrumentos mais ou menos convencionais, em improvisações que integram estilos de toda a história do jazz e numa natureza colaborativa que privilegia os interesses musicais de cada membro. Apresentando ainda dois dos membros originais do grupo, Mitchel e Don Moye, esta é uma rara oportunidade para ouvir um ensemble que escreveu páginas centrais da história.


    Ilhan Ersahin’s Istanbul Sessions

    Ilhan Ersahin saxofone

    Alp Ersonmez baixo

    Turgut Alp Bekoglu bateria

    Izzet Kızıl percussão

    Vai longe o primeiro concerto de Ilhan Ersahin em Istambul, há 25 anos, mas desde então saxofonista não deixou de regressar à Turquia para trocar experiências com músicos locais, numa constante exploração das suas próprias origens. Com um foco acentuado nos ritmos dançáveis, num funk-jazz infeccioso e sem recurso à electrónica, as suas Istambul Sessions juntam-no a três músicos a quem a música tradicional turca não reserva segredos e que são figuras de topo da indústria musical do país. Natural da Suécia, Ilhan Ersahin cedo se mudou para Nova Iorque, onde desenvolveu uma carreira dinâmica e fundou o clube Nublu, que entretanto se tornou famoso e atrai a alta-roda do jazz.

     

    O Outono em Jazz é o pretexto para trazer à Casa da Música algumas das propostas mais vibrantes da actualidade. Na sua sétima edição, o festival continua a revelar a melhor música que se faz sob a capa abrangente de um género marcado pelo culto da improvisação e da inovação. Entre nomes consagrados e novos valores, todas as tendências do jazz são bem-vindas. A programação do Outono em Jazz será anunciada oportunamente.


    Classificação etária: Maiores de 6 anos