Show Data
Ricardo Toscano Trio · Rabih Abou-Khalil & Joachim Kühn feat. Jarrod Cagwin
Ricardo Toscano Trio · Rabih Abou-Khalil & Joachim Kühn feat. Jarrod Cagwin
Outono em Jazz
Enlarge
  • M/6
  • Ricardo Toscano Trio

    Ricardo Toscano saxofone

    Géraud Portal baixo

    Justin Faulkner bateria

    O português Ricardo Toscano, o francês Géraud Portal e o norte-americano Justin Faulkner integram um restrito grupo de músicos que, com as suas capacidades invulgares, trazem uma lufada de ar fresco ao jazz. Dão novos passos nas estéticas que abraçaram, encontrando na tradição os motivos e os argumentos para inventar um futuro. Sob a influência dos legados de Charlie Parker, Cannonball Adderley, John Coltrane e Ornette Coleman, Ricardo Toscano tem procurado incansavelmente ir para zonas nunca antes ocupadas. Já Géraud Portal vai buscar inspiração a Charles Mingus, Miles Davis, Bill Evans, David S. Ware e William Parker. Tem colaborado com personalidades distintas do jazz e concebeu Brothers, um disco vital na cena contemporânea, ao lado de Etienne Déconfin. Com estudos clássicos de percussão e uma introdução precoce na cena do jazz criativo, Justin Faulkner é, por sua vez, o baterista que todos desejam. Tocou com figuras como Jimmy Heath, Pharoah Sanders, Terence Blanchard, Orrin Evans ou Christian McBride e formações como as Mingus Big Bands, Dynasty e Orchestra, ou o Branford Marsalis Quartet.


    Rabih Abou-Khalil & Joachim Kühn feat. Jarrod Cagwin “Journey to the Centre of An Egg”

    Rabih Abou-Khalil oud

    Joachim Kühn piano

    Jarod Cagwin percussão

    O libanês Rabih Abou-Khalil afirmou-se como intérprete e compositor de topo mundial, com uma abordagem sem restrições que combina música tradicional árabe com a música clássica ocidental e o jazz, construindo uma linguagem que rompe os idiomas musicais existentes. Traz à Casa da Música o seu aclamado trio, com o pianista alemão Joachim Jühn – músico que lançou cerca de 60 discos como líder e sideman - e o ecléctivo percussionista Jarod Cagwin, afincado estudioso das técnicas de percussão do Médio Oriente e de África Ocidental. Juntos revisitam um aclamado disco lançado em 2004, Journey to the Centre of an Egg, uma viagem por várias partes do globo que o combina o jazz mainstream com as músicas do mundo. O oud, piano e a percussão constroem assim uma paisagem musical que espelha as múltiplas influências de cada um dos músicos.

     

    O Outono em Jazz é o pretexto para trazer à Casa da Música algumas das propostas mais vibrantes da actualidade. Na sua sétima edição, o festival continua a revelar a melhor música que se faz sob a capa abrangente de um género marcado pelo culto da improvisação e da inovação. Entre nomes consagrados e novos valores, todas as tendências do jazz são bem-vindas. A programação do Outono em Jazz será anunciada oportunamente.


    Classificação etária: Maiores de 6 anos